Conversei hoje com O DJ André Marques sobre aquela nossa pergunta báaaasica: Dividindo e não somando.
Veja o que ele disse:
houseloversbrasil.blogspot.com diz:
Porque hoje em dia a galera do eletrônico está tão desunido? Cadê o povo do underground?
André Marques diz:
O underground acabou há anos em Porto Alegre. A cena eletrônica foi para o caminho da grana. Daí quem tem mais ganha mais e pode mais.
houseloversbrasil.blogspot.com diz:
Então tu acha que a vibe que existiu na cidade um dia não volta mais?
André Marques diz:
Não não, nunca mais.
houseloversbrasil.blogspot.com diz:
Então a cena está entrando em um buraco que está se fechando? Ou as coisas tendem a se manter como estão, fraca e sem opções.
André Marques diz:
Acho que sim, vai ser cada vez pior para quem não se adaptar. Hoje não tem como levantar bandeira de som, de estilo, de nada. Não dá para ficar parado no tempo. Se o lance é o electro, tem que ir pro electro, se o lance é prog, tem que ir para o prog.
O blog agradece sua opinião.
domingo, 22 de julho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Está deste jeito mesmo...em outro comentário citei: "Muitos Djs estão baixando o BPM". É o que nosso amigo DJ ae cita, hj em dia ta complicado levantar a bandeira de um estilo, renomados Djs, não vamos longe... um dos Ícones da Cena do RS, Peçanha... tocava um techno pesado, a galera pirava com o som dele.. hoje em dia, o que ele toca???Seguiu a tendência(casualmente para meu gosto, melhorou). Mas mudou de estilo, para poder continuar crescendo, pois o techno perdeu muito espaço. Cade os projetos Quintekno, Quarta Quebrada, onde só de tocava o mesmo estilo a noite toda? Isto morreu, vejo que as produtoras das festas, querem saber o resultado ($$$) no final, não querem saber se quem esteve na festa sabe ou não o line up ou que estilo o DJ vai tocar. Não sou deste meio de produção, sou um mero frequentador, mas é o que se percebe. Mas em contrapartida... eu tenho minha empresa, e produzir uma festa é um trabalho como qualquer outro... e talvez antigamente, era algo mais por amor, do que pela grana, o pessoal talvez tinha outras atividades, e não vivia para isto. Hoje, se profisionalizaram, e se isto é o "ganha pão", com certeza, quanto mais $$$ render, melhor! Por isto eu não os condeno. Até a próxima!
Não concordo com o que foi dito pelo nosso amigo, dias81, pelo simples fato de que produzir eventos "culturias", são exatamente "culturais", logo você necessita de conceitos, porque na maioria dos casos desses eventos vende-se um produto imaterial (conceito, música, atitude). Tendo em vista que não se tem mais nenhuma suposta identidade eletrônica em POA, logo os eventos perdendem seu sentido. E o fato de se "profissionalizar" ao meu ver não é sinônimo de perda de identidade como foi suposto no comentario de dias81, até porque você não vai a um show sem saber qual banda está tocando e qual a sua tragetória, por que com djs e produtores de e-music não se tem essa preocupação? Em suma, não acho que para se ganhar dinheiro tenha que realizar um trabalho que nem mesmo você acredite.
Como disse o Rafael, Porto Alegre não tem nenhuma identidade eletrônica. Pode se dizer que as mesmas pessoas frequentam o pagode da esquina, a cidade baixa, as festas de psy...Pra mim, isso mostra que aqui ninguém sai pela música (salvo uma minoria que sabe o que escuta, seja o que for).
Não critico a troca de estilo, mas também não acho que um dj tenha que se adaptar ao que está na moda. Muitas vezes prefiro reunir meia dúzia de amigos em casa, mas ter uma noite escutando um som que me agrade.
O que falta é um movimento por parte de quem gosta de house. É mostrar o que é, criar uma cultura. O engraçado é que todos os djs que tocam house(leia-se hooouse) são apaixonados pelo que fazem, têm um pé no underground (com certeza se interessam mais em ver uma pista pequena - mas mostrar música com alma - do que ver 3000 ingressos e dinheiro no bolso).
Eu acredito, é só reunir a galera.
TODOS AQUI, TEM SUA RAZAO, MAS NUNCA PODE SE ESQUECER Q MUSICA E UNIVERSAL, E NAO EXISTE COMO SOBREVIVER SE NAO FOR AUTENTICO, PRIMEIRO CONSIGO, DEPOIS COM SEU PUBLICO.MODA COMO TUDO NA VIDA E CICLICO, E MUSICA E ARTE ANTES DE MAIS NADA, O QUER FOR SUUUUUUPER COMRCIAL, NAO DURA!!!!
BEST FOR U
ONE LOV
Postar um comentário